A Hipocrisia da Conscientização do Burnout pelas Empresas

Enquanto elaborava este post, a lista de pontos era gigante. Infelizmente, precisei selecionar apenas alguns do meu rascunho. É triste perceber como a exploração no trabalho destrói a saúde mental, e no final, é o trabalhador que se sente mal por não dar conta.

Substituição de Contratos CLT por PJ

Diversas categorias profissionais têm sofrido com a substituição de contratos CLT por PJ. A promessa é de melhores salários, mas na prática, há perda de direitos trabalhistas e uma constante ansiedade sobre a possibilidade de demissão sem compensação. Muitos trabalhadores encontram dificuldade para tirar férias, temendo serem substituídos.

Salários Insuficientes para Cobrir o Custo de Vida

Grandes empresas, mesmo com lucros exorbitantes, pagam salários incapazes de cobrir os custos básicos de moradia. Enquanto isso, os funcionários enfrentam jornadas de trabalho exaustivas, o medo constante de perder o pouco que têm, e a ansiedade em relação às contas a pagar.

Palestras sobre Burnout que Sobrecarregam Ainda Mais

As empresas organizam semanas de palestras sobre burnout, mas essa agenda frequentemente esmaga ainda mais os prazos e o tempo entre reuniões. No final, os funcionários estão mais preocupados com os prazos reduzidos do que com as informações passadas nas palestras.

Culpar o Trabalhador por Trabalhar Apenas 8 Horas

Frequentemente, a empresa não exige explicitamente que se trabalhe além do horário ou que pagará horas extras, mas há um discurso de meritocracia e de “vestir a camisa da empresa”. O medo – não irreal – de ser demitido leva os trabalhadores a se submeterem à exploração.

Mascarar a Exploração com Recompensas

Essa prática pode ser ainda mais insidiosa, pois parece positiva e pode fazer o trabalhador acreditar que não está sendo explorado. Afinal, ele é “reconhecido” pelo seu esforço e recebe algum tipo de bonificação. O problema é que, muitas vezes, o bônus é pequeno, mas suficiente para levar um trabalhador, já com um salário baixo, ao limite da exaustão para melhorar sua renda.

Burnout não se Combate Apenas com Autocuidado

É essencial garantir condições de trabalho adequadas! Infelizmente, milhares de trabalhadores sofrem com ataques aos seus direitos trabalhistas e são levados a acreditar que sua exaustão é necessária para o sucesso. Pior ainda, são convencidos de que não superar essa exaustão é sinal de fraqueza. Quantos exemplos de superação milagrosa você já não viu em redes sociais?

Você não é fraco por ter limites!

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *