Homens precisam se responsabilizar pelo papel de cuidado e afeto

A internet foi tomada por uma polêmica relacionada ao término de relacionamento num momento muito difícil de saúde da mulher. O caso mostrou como é fácil para nós, homens, sairmos dessas situações e abandonarmos nosso papel de cuidado. Todos já sabemos como isso acontece, não só em relacionamentos amorosos como na paternidade e outros casos. E, logicamente, é difícil convencer homens a abrir mão do privilégio de poder dizer que a paternidade “não funcionou” pra eles, que o relacionamento com uma pessoa com câncer “não deu”. Mesmo assim, há coisas que podemos fazer para fortalecer a cultura do cuidado entre nós:

1) Cobre seu amigo

Valide seu sofrimento, dê um ombro amigo, pergunte o que ele precisa, mas nunca deixe de lembrá-lo que cuidar e ser afetuoso também é papel dele (não apenas da parceira).

2) Ensine seu filho sobre as responsabilidades

Ensine seu filho sobre as responsabilidades que ele tem de ser cuidadoso e afetuoso com os outros. É comum meninos serem valorizados por tarefas que envolvam liderança, domínio, demonstração de força e virilidade. Valorize o lado afetivo dele.

3) Busque ser ativo no cuidado

Não espere alguém dizer o que tem que ser feito. Veja as necessidades da pessoa e busque atendê-las. Tente compreender e validar o que o outro está expressando, mesmo que seja desconfortável pra você.

Fazer isso não é tornar homens mais “fracos”. É torná-los responsáveis.

E aí? Quais outras coisas vocês destacariam?

Compartilhe nos comentários suas ideias e estratégias para fortalecer a cultura do cuidado entre homens. Vamos juntos construir um ambiente de mais apoio e responsabilidade.

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *